quinta-feira, 3 de março de 2011

O Século XXI, será o século das mulheres


O Século XXI, chegou trazendo novas ares e esperanças a todas as mulheres do mundo.
Ouvi que o “O Século XXI, será o século das mulheres” e tive certeza naquele momento que assim o será.
O dia da mulher é uma homenagem às mulheres que lutaram e ainda lutam pelos direitos igualitários. O direito de votar, o direito de andar nas ruas com o rosto descoberto, o direito de casar com quem quiser, o direito de trabalhar ao lado do homem sem preconceito e o direito de ser aceita como igual.
A mulher está cada vez mais ocupando espaço em postos que antes eram destinados apenas aos homens.
Não há lugar mais para “Amélias”, o que foi conquistado com reinvidicações, lutas e suor não tem como retroagir.
O que vejo hoje em dia, são mulheres fortes, líderes natas, empreendedoras, cientes da condição em que vivem e das conquistas que fizeram.
Elegemos recentemente, a primeira mulher “presidenta” do Brasil, Dilma Rousseff, que já assinalou que no seu governo tratará a todos com igualdade de gênero. Dilma preencheu os Ministérios com 30% de mulheres, assim que tomou posse.
Dilma terá um olhar especial para as mulheres, como bem demonstrou em seu discurso de posse ao dirigir suas primeiras palavras às mulheres. Se a simbologia de termos uma mulher presidenta é de grande significado, a aplicação das cotas ministeriais, também acarreta um ganho de poder simbólico para as brasileiras.
O Dia Internacional da Mulher deste ano tem um gosto especial, pois colocamos uma mulher no poder e tenho certeza que várias outras vão se espelhar no seu exemplo e romperão caminhos para que outras façam o mesmo.
As mulheres que protagonizaram e já estiveram presentes em grandes lutas populares em todos os tempos e lugares, ousando sonhar e construir um mundo diferente, verdadeiramente justo e igualitário já deram provas no passado de compromisso democrático na luta por liberdades políticas para o povo brasileiro. No presente, sentem-se mais fortes e empoderadas para construir com Dilma um país de igualdade e de justiça.


sábado, 22 de janeiro de 2011

Cova Rasa

Recomendo assistirem ao filme "Cova Rasa" de Danny Boyle, que conta a história de amizade, ambição, avareza e o poder do dinheiro na mente humana. O filme relata a vida de três grandes amigos que dividem um apartamento e cujo o desenrolar das cenas vai de amores até traições, passando por uma breve campanha contra qualquer amizade, indicando que não se deve confiar em nenhum amigo.


Fica a pergunta: Existe amizade verdadeira ou existe apenas jogo de interesses?

Significado da palavra Amizade: A amizade é a união afetiva que se baseia na comunicação, no apoio mútuo, na compreensão, no afeto e na incondicional harmonia entre as pessoas.

Significado de Interesse: o que desperta a atenção, vantagem ou benefício pessoal.


Pelos significados logo acima notamos que qualquer amizade pode ser enterrada em uma cova rasa pelo interesse pessoal.

Cada um de nós vive as relações sociais de acordo com a sua personalidade e os seus padrões de convivência. Eu prefiro acreditar que ainda existem algumas pessoas verdadeiras, que não agem apenas segundo os seus interesses, há sempre algumas pessoas que nos fazem deixar de ter esperança na sinceridade do ser humano, mas eu, continuo a acreditar em tudo e todos, até que me provem ao contrário. 

“Qualquer semelhança com a vida real, pode ser mera coincidência… ou não.”